Wal Dagg
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Extraído de Truth or Fables
Este artigo se refere à lição da Escola Sabatina para adultos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para o trimestre de julho a setembro de 2001.
Na página 67, 21 de agosto, encontramos o seguinte:
"Por meio do ministério do sangue no serviço diário, o pecado era transferido ao santuário. Primeiro, a pessoa confessava seus pecados sobre o cordeiro, transferindo-os, assim, simbolicamente ao animal. Depois, do mesmo modo que o sangue do cordeiro imolado era aspergido diante do véu ou vertido sobre o altar...”
Qualquer pessoa o bastante sábia para confirmar se esta afirmação é correta à luz das referências dadas (Lev. 4), verá em seguida que foi escrita por uma pessoa que jamais leu Lev. 4 ou por alguém que deliberadamente tencionava confundir às pessoas. Mais tarde explicaremos por que este segundo motivo pode muito bem ser a razão desta ridícula afirmação.
Neste ponto, devemos explicar os detalhes de Levítico 4 para os que não têm uma Bíblia à mão.
1. Lev. 4:3-12:
3. Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao SENHOR, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado.
4. E trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, e porá a sua mão sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o SENHOR.
5. Então o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho, e o trará à tenda da congregação;
6. E o sacerdote molhará o seu dedo no sangue, e daquele sangue espargirá sete vezes perante o SENHOR diante do véu do santuário.
7. Também o sacerdote porá daquele sangue sobre as pontas do altar do incenso aromático, perante o SENHOR que está na tenda da congregação; e todo o restante do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da congregação.
8. E tirará toda a gordura do novilho da expiação; a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura que está sobre a fressura,
9. E os dois rins, e a gordura que está sobre eles, que está junto aos lombos, e o redenho de sobre o fígado, com os rins, tirá-los-á,
10. Como se tira do boi do sacrifício pacífico; e o sacerdote os queimará sobre o altar do holocausto.
11. Mas o couro do novilho, e toda a sua carne, com a sua cabeça e as suas pernas, e as suas entranhas, e o seu esterco,
12. Enfim, o novilho todo levará fora do arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará.
Levítico 4:3-12 – estabelece o procedimento que se deve seguir quando o pecado de um sacerdote torna culpada a congregação. Sacrifica-se um novilho, diante da porta da tenda da congregação, o sangue é levado ao primeiro compartimento e o resto derramado ao pé do altar dos sacrifícios. Não se menciona nenhuma expiação nem perdão.
2. Lev. 4:13-21
13. Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância, e o erro for oculto aos olhos do povo, e se fizerem contra alguns dos mandamentos do SENHOR, aquilo que não se deve fazer, e forem culpados,
14. E quando o pecado que cometeram for conhecido, então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado, e o trará diante da tenda da congregação,
15. E os anciãos da congregação porão as suas mãos sobre a cabeça do novilho perante o SENHOR; e degolar-se-á o novilho perante o SENHOR.
16. Então o sacerdote ungido trará do sangue do novilho à tenda da congregação,
17. E o sacerdote molhará o seu dedo naquele sangue, e o espargirá sete vezes perante o SENHOR, diante do véu.
18. E daquele sangue porá sobre as pontas do altar, que está perante a face do SENHOR, na tenda da congregação; e todo o restante do sangue derramará à base do altar do holocausto, que está diante da porta da tenda da congregação.
19. E tirará dele toda a sua gordura, e queimá-la-á sobre o altar;
20. E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado.
21. Depois levará o novilho fora do arraial, e o queimará como queimou o primeiro novilho; é expiação do pecado da congregação.
Levítico 4:13-21 – cobre o pecado da congregação inteira (não o individual). Sacrifica-se um boi, diante da porta da tenda da congregação, o sangue é levado ao primeiro compartimento e o resto é derramado ao pé do altar dos sacrifícios. Oferecem-se expiação e perdão. Isto restabelece a congregação ao estado de graça novamente. Não é o pecado de um indivíduo.
3. Lev. 4:22-26.
22. Quando um príncipe pecar, e por ignorância proceder contra algum dos mandamentos do SENHOR seu Deus, naquilo que não se deve fazer, e assim for culpado;
23. Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta um bode tirado das cabras, macho sem defeito;
24. E porá a sua mão sobre a cabeça do bode, e o degolará no lugar onde se degola o holocausto, perante a face do SENHOR; expiação do pecado é.
25. Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiação, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então o restante do seu sangue derramará à base do altar do holocausto.
26. Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como gordura do sacrifício pacífico; assim o sacerdote por ele fará expiação do seu pecado, e lhe será perdoado.
Levítico 4:22-26 – Esta seção cobre o pecado do líder, tal como o da pessoa encarregada ou o pecado de um sacerdote. Sacrifica-se um bode, no lugar onde se degola o holocausto, mas o sangue permanece no átrio e o resto do sangue novamente é derramado ao pé do altar dos sacrifícios. Por meio deste ato oferecem-se expiação e perdão. Este é o pecado individual.
4. Lev. 4:27-31.
27. E, se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorância, fazendo contra algum dos mandamentos do SENHOR, aquilo que não se deve fazer, e assim for culpada;
28. Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta uma cabra sem defeito, pelo seu pecado que cometeu,
29. E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará no lugar do holocausto.
30. Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do seu sangue, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o restante do seu sangue derramará à base do altar;
31. E tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, por cheiro suave ao SENHOR; e o sacerdote fará expiação por ela, e ser-lhe-á perdoado {o pecado.})
Levítico 4:27-31 – Esta seção cobre o pecado da pessoa comum, o israelita individual. Sacrifica-se, desta vez, uma cabra, no lugar do holocausto, mas o sangue permanece na o átrio e, uma vez mais, o resto do sangue derrama-se ao pé do altar do sacrifício. Oferecem-se expiação e perdão.
O versículo 32, de Levítico:
Mas, se pela sua oferta trouxer uma cordeira para expiação do pecado, sem defeito trará.
Levítico 4:32 – explica que pode se oferecer um cordeiro. Tem que ser fêmea, e se aplica o mesmo procedimento estabelecido nos itens 3 e 4.
É importante observar que, em cada caso, o resto do sangue era derramado ao pé do altar do sacrifício no átrio.
O leitor verá agora por que a afirmação que antecede a Lição da Escola Sabatina, 3o de 2001 não significa nada. Ponto a notar:
- O sacrifício preferido era uma cabra. Por que usar um cordeiro?
- Note-se que a declaração não fala do pecado da congregação. Só o sacrifício pelo pecado individual requeria uma cabra ou um cordeiro. O sacrifício pelo pecado da congregação era um boi.
- Nem uma só gota de sangue era levada jamais ao primeiro compartimento quando se tratava de um sacrifício pelo pecado individual.
- Em vez disso, o sacerdote comia a carne em um lugar consagrado no átrio.
- O resto do sangue era derramado sempre ao pé do altar do sacrifício, quer o sangue fosse levado ao primeiro compartimento ou não.
- O resto do sangue não era derramado sobre o altar. Derramava-se ao pé dele.
- Note-se que o autor da declaração não diz qual altar se usa, o altar do incenso ou o dos sacrifícios.
- O editor do documento é Clifford Goldstein, um homem que trabalha muito duro para impulsionar o erro de um juízo investigativo.
Qual o significado deste erro evidente?
- Ellen G. White ensina este erro como base da mensagem do santuário. Se os dirigentes aceitassem a verdade, teriam que negar Ellen G. White. Mas não farão isto, pois isso destruiria à igreja.
- O erro continua porque Ellen G. White diz que a expiação não se completou na cruz. Ela diz (erroneamente) que, do mesmo modo que o sangue era levado ao primeiro compartimento, Jesus teve que levar seu sangue de volta ao céu no primeiro compartimento antes que a expiação e o perdão pudessem ser nossos.
- Infelizmente para Ellen G.White e a Igreja Adventista do Sétimo Dia, agora sabemos que a expiação e o perdão estavam disponíveis no átrio. O sangue não tinha que ser levado ao céu para facilitar nossa expiação.
- É estranho, mas, se você examinar sua cópia do livro Patriarcas e Profetas, no adendo verá uma correção deste erro.
- Se os dirigentes admitissem este erro, efetivamente estariam a dizer que a expiação se completou na cruz, e sua mensagem do santuário seria derrubada. Portanto, o dia de expiação de 1844 é uma tolice que não pode ser sustentada com a Bíblia e, portanto, Ellen G. White não pode ser uma profetisa de Deus.
Não devemos adorar a Deus onde se ensina o erro. Veja-se Primeiros Escritos, pp. 124/125:
“Vi que nem jovens e nem velhos devem assistir a suas reuniões; pois é errado assim encorajá-los enquanto ensinam o erro que é veneno mortal para a alma e doutrinas que são mandamentos de homens. A influência de tais reuniões não é boa. Se Deus nos libertou de tais trevas e erros, devemos ficar firmes na liberdade com que Ele nos tornou livres e regozijar na verdade. Deus Se desagrada de nós quando assistimos ao erro sem a isso ser obrigados...”
É estranho que os adventistas achem que Ellen G. White é profetisa, pois muito poucos deles fazem o que ela diz, senão, vejamos:
- Há Adventistas do Sétimo Dia que não assistem aos acampamentos por causa da música e outras apostasias.
- Há Adventistas do Sétimo Dia que não querem mandar a seus filhos às escolas da igreja.
- Há Adventistas do Sétimo Dia que não compram Lições da Escola Sabatina porque reconhecem o erro que há em suas páginas.
- Há Adventistas do Sétimo Dia que reconhecem aprenderem mais de um estudo de suas Bíblias em casa que do culto divino na igreja.
- Há Adventistas do Sétimo Dia que não são vegetarianos.
- Há Adventistas do Sétimo Dia que usam jóias.
- Há Adventistas do Sétimo Dia que não dizimam.
- Há Adventistas do Sétimo Dia que não crêem no Juízo Investigativo.
Nós perguntamos: Qual é a diferença entre eles e nós? Temos abandonado a Igreja Adventista do Sétimo Dia por idênticas razões. Por que nos condenam e, no entanto, continuam sendo membros de uma igreja apóstata? A que temem?
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