Somente Cristo! Somente a Bíblia!

"Fiz uma aliança com Deus: que ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer, tanto para esta vida quanto para o que há de vir." - Martinho Lutero

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Quando se abandona a Igreja Adventista

Robert K. Sanders
Traduzido e adaptado de Truth or Fables
Que fazer com as emoções:
Todo aquele que abandonou ou planeja abandonar a Igreja Adventista do Sétimo Dia experimenta ou experimentará diferentes sentimentos e emoções. Alguns se sentem ou se sentirão bem com a idéia de deixar a igreja porque se livram dos ensinos de Ellen G. White e algumas das 27 crenças fundamentais da IASD. Outros possivelmente se sentiram lastimados quando se inteiraram de que a igreja lhes enganou quando lhes disse que EGW é o "espírito de profecia", e abrigarão ressentimentos contra os adventistas. Ainda outros possivelmente sintam a solidão da separação da família e dos amigos da igreja. Outros mais, quiçá, experimentem uma mistura destas emoções. Alguns dos que deixam a igreja possivelmente sejam adventistas de segunda, terceira ou quarta geração. Alguns possivelmente venham de famílias de dirigentes da igreja ou famílias de profissionais, e alguns podem ser novos membros que se vão. Quaisquer que sejam suas razões para abandonar a Igreja Adventista do Sétimo Dia, tenha presente que Deus tem estado lhe guiando em sua vida e ainda quer usar-lhe como testemunha da verdade. Deixar a IASD não lhe separa a você de Deus, senão de uma falsa profetisa, Ellen G. White, e a igreja que ela ainda dirige, ainda depois de falecida.
Há Temor de se Ir
Recorda você de ter ouvido alguém lhe dizer que se deixar "a verdade", querendo dizer as crenças da IASD, cedo abandonará o sábado, começará a questionar a Bíblia e perderá sua salvação? Esta é uma mentira lisa e plana que a igreja adventista usa para tratar de reter a seus membros. Em alguns casos, pode ser verdadeiro que alguns abandonem a Deus, mas não é verdade para todos. Eu teria que achar que os indivíduos que abandonam a Deus após se ir da IASD não tinham sua fé em Jesus para sua salvação, senão na igreja e em Ellen G. White. E quando a igreja lhes falhou, já não tiveram âncora para suas almas. Se você foi um cristão dedicado e creu, como adventista do sétimo dia, que Cristo Jesus é seu Salvador, então não há razão para temer abandonar a Igreja Adventista. Ao abandonar a Igreja Adventista, recorde isto: Você está renunciando a uma igreja, não ao seu batismo ou a sua fé em Cristo Jesus. Você não perderá sua salvação ao renunciar a uma igreja cujas doutrinas não são bíblicas, mas perderá sua salvação se renunciar a Jesus e à sua Palavra.
Encontrando a Verdadeira Igreja:
A Igreja Adventista do Sétimo Dia ensina que ela tem "a verdade", indicando com isto que, fora de suas paredes, não se pode encontrar a verdade em outras igrejas, pois elas não têm a Ellen G. White nem os ensinos do Juízo Investigativo ou do Santuário. Assim que, diz a IASD, por que quer nos abandonar?
Todavia, você já descobriu que a Verdade está em Jesus e em sua Palavra, a Bíblia, não em Ellen G. White e seus livros. A Sra. White escreveu: "Testemunho a meus irmãos e irmãs que a igreja de Cristo, por débil e defeituosa que seja, é o único objeto sobre a terra ao qual Ele lhe concede sua suprema consideração". I Testemunhos, p. 15. Melbourne, Austrália, Dezembro 23, 1892. Ellen G. White gostou tanto desta afirmação que lha roubou, sem dar crédito, a John Harris, que a escreveu 50 anos antes. "Mas a igreja de Cristo, por débil e defeituosa que seja, é o único objeto sobre a terra ao qual Ele lhe concede sua suprema consideração". The Great Teacher, pp. 158-160, por John Harris, 1842.
Com esta afirmação, Ellen White referia-se à Igreja Adventista do Sétimo Dia, não aos cristãos em geral. Ellen G. White acreditava e ensinava que Deus concedia seu supremo afeto à Igreja Adventista do Sétimo Dia e que todas as demais igrejas eram Babilônia. Sabemos que isto é uma falsidade, pois a Bíblia ensina que todos os cristãos são preciosos a seus olhos, que Jesus morreu por cada um de nós, e que Jesus não mostra favoritismo aos cristãos segundo suas denominações.
A qual Igreja Devo Assistir?
Se você está procurando a "igreja perfeita" ou "a igreja verdadeira", é melhor que se detenha aqui mesmo, porque não encontrará nenhuma que ensine completamente a Palavra como você a entende. Precisamos entender o conceito de igreja, de maneira que possamos seguir adiante com nossa busca de uma igreja. Jesus criou uma igreja com dirigentes que a administrassem. Jesus não criou denominações, senão que estas foram criadas pelo homem. A Igreja Adventista do Sétimo Dia foi iniciada por Tiago e Ellen White, Joseph Bates, e outros. Sem eles, a IASD não existiria hoje em dia. Para pertencer a esta igreja na atualidade, você tem que concordar com sua declaração das "27 Crenças Fundamentais" antes que possa ser batizado no nome de Cristo. Isto ainda me molesta quando lembro que tive que aceitar a uma falsa profetisa e seus falsos ensinos antes que pudesse aceitar a Cristo por meio do batismo. A única razão pela qual eu menciono isto é que, se você ingressa em uma igreja, com toda probabilidade não lhe pedirão como requisito que acate uma série de doutrinas, como o requerem os adventistas.
Opções Para Ter Culto no Sábado:
A isto me é difícil responder, pois as necessidades de cada indivíduo e cada família são diferentes. Dar-lhe-ei algumas opções que podem lhe ajudar. Desejo alentar a cada um de vocês a guardar o sábado, pois Jesus é Senhor do sábado, e deveríamos observá-lo, não para ganhar a salvação, senão para agradar a nosso Salvador e entrar em seu repouso.
Culto no Lar:
A Bíblia dá o exemplo de culto no lar e culto ao ar livre no sábado. “Agora vos rogo, irmãos (sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaia, e que se tem dedicado ao ministério dos santos),...” I Cor. 16:15.
"Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa". Col. 4:15.
"E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram". Atos 16:13.
Como ter culto no lar: Convidem a seu culto a todos os amigos e famílias que possam. Se vocês são os únicos, consolem-se de que Jesus está com vocês. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". Mat. 18:20.
Como estudos bíblicos, podem escolher um livro da Bíblia para o estudar. Podem ir também a uma livraria cristã e obter esboços e guias de estudos bíblicos, que seriam uma base para os estudos. Tenham música cristã especial para o sábado. Tenham bons livros cristãos para ler junto com a Bíblia.
Igrejas Que Cultuam no Sábado:
Há algumas igrejas que cultuam no sábado e que apresentam um bom evangelho fundamental. Vocês precisam ser maduros o bastante para aceitar a premissa de que terá verdades e alguns erros. São cristãos como vocês e têm a esperança da vida eterna. Terão discrepâncias teológicas. Você terá que fazer decisões sobre o que constitui a verdade. Já não tem a Ellen White como sua guia (Amén) e terá que depender do Espírito Santo para que lhe guie a toda verdade. "Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir". João 16:13.
As igrejas que cultuam no sábado que você poderia considerar são aquelas que não exigem o pagamento de dízimos e que praticam a autonomia da igreja local, tais como os Batistas do Sétimo Dia, a Igreja de Deus do Sétimo Dia, as congregações judaico-messiânicas, dentre outras que exibimos os links ao lado. Tenha em mente que nenhuma igreja tem toda a verdade.
Igrejas Que Cultuam no Domingo:
Eu não encontrei que seja pecado ter culto no domingo. No entanto, acho que é pecado quebrantar o sábado. Pessoalmente, prefiro ter culto sabático no lar. Ter-se-ia que ter muita prudência para apresentar a observância do sábado aos meninos. Como adultos esta poderia ser uma oportunidade para socializar com outros cristãos, e em algum dia lhes ensinar a verdade a respeito do sábado.
Deus é a Âncora de Nossa Salvação, Não as Igrejas Nem as denominações:
"Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento; Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,...". Hebreus 6: 17-19.

Nenhum comentário: