Somente Cristo! Somente a Bíblia!

"Fiz uma aliança com Deus: que ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer, tanto para esta vida quanto para o que há de vir." - Martinho Lutero

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O QUE É O TESTEMUNHO DE JESUS?

Seria a srª. White o Espírito de Profecia? 


 “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.” Apocalipse 12:17. Esta profecia aponta claramente que a igreja remanescente reconhecerá...o dom profético. Obediência à lei de Deus, e o espírito de profecia tem sempre distinguido os verdadeiros servos de Deus, e o teste é usualmente dado em manifestações presentes. --Ellen White, Mensagens, pág. 33  


Definição Adventista sobre o "Testemunho de Jesus"

Testemunho de Jesus = Espírito de Profecia = Ellen White.

Segundo os Adventistas, a igreja remanescente verdadeira tem um profeta, ou melhor, uma profetiza. Este argumento foi introduzido em 1855, e durante muitos anos a igreja Adventista ufanava que o dom profético no presente estava ativo na igreja - em outras palavras, um profeta vivo na igreja remanescente. Note cuidadosamente o que Ellen White disse, "o teste é usualmente dado em manifestações presentes." Depois da morte da srª. White em 1915, a igreja Adventista ficou em um dilema pois não tinham mais um profeta vivo.Assim, eles redefiniram sua doutrina, e disseram que Ellen G. White "vive" através de seus escritos - os livros.

Que é o Espírito de Profecia?

Em 1 Coríntios 12:7-11 a Bíblia diz que o Espírito Santo é a fonte dos dons espirituais. Um daqueles dons é a profecia (1 Cor. 12:10). Portanto, a frase "Espírito de Profecia" parecer aplicar ao Doador dos dons - o Espírito Santo e não ao recipiente humano que o recebe. O Espírito de Deus é chamado por muitos nomes na Bíblia. Seria até blasfêmia alguém querer atribuir esses nomes a um mero ser humano.

  • Espírito de Sabedoria - Isa. 11:2
  • Espírito de Compreensão - Isa. 11:2
  • Espírito de Consolo - Isa. 11:2
  • Espírito de Força - Isa. 11:2
  • Espírito de Conhecimento - Isa. 11:2
  • Espírito de temor - Isa. 11:2
  • Espírito de Julgamento - Isa. 28:6
  • Espírito do Senhor - Miquéias 2:7
  • Espírito da Graça - Zacarias. 12:10
  • Espírito de Súplicas - Zacarias. 12:10
  • Espírito de Deus - Mateus. 3:16
  • Espírito do Pai - Mateus. 10:20
  • Espírito da Verdade - João 14:17
  • Espírito de Jesus - Atos 16:7
  • Espírito de Santidade - Rom. 1:4
  • Espírito de Vida - Rom. 8:2
  • Espírito de Cristo - Rom. 8:9
  • Espírito de Adoção - Rom. 8:15
  • Espírito do Deus Vivo - 2 Cor. 3:3
  • Espírito do Filho - Gálatas. 4:6
  • Espírito da Promessa - Efésios. 1:13
  • Espírito de Sabedoria - Efésios. 1:17
  • Espírito de Revelação - Efésios. 1:17
  • Espírito de Cristo Jesus - Filipenses. 1:19
  • Espírito de Força - 2 Tim. 1:7
  • Espírito de Amor - 2 Tim. 1:7
  • Espírito da Graça - Heb. 10:29
  • Espírito de Glória - 1 Pedro 4:14
  • Espírito de Profecia - Apocalipse 19:10
    O peso da evidência Bíblica indica que o "Espírito de Profecia" só pode se referir ao Espírito Santo. Está fora de cogitação substituí-lo por qualquer ser humano ou escritos deste.

DEFINIÇÃO BÍBLICA DO "TESTEMUNHO DE JESUS"

A palavra, "Testemunho" (marturia - Grego) vem de uma palavra cuja raiz tem vários significados como "testemunhando," "testemunho," "testemunha" e "mártir".

"De Jesus" pode ter dois sentidos:

  • O testemunho veio de Jesus. Neste caso Jesus seria a fonte do testemunho.
  • O testemunho está sobre Jesus. Ou Jesus é o assunto do testemunho.
       Note como João compreendia o significado da palavra "testemunho" (marturia):

“Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.” João 21:24

O que João está querendo dizer neste verso é que seu evangelho é um testemunho sobre Jesus. Portanto, evangelho de João é o "testemunho de Jesus."

Agora, note como João usa marturia para descrever o testemunho do crente concernente a Jesus:

“Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o faz, porque não crê no testemunho que Deus de seu Filho dá. E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.” I João 5:9-11

Nestes versos nós encontramos que quem acredita em Jesus tem o marturia, a testemunha ou testemunho de Jesus, nele!

Como o "testemunho de Jesus" é utilizado em Apocalipse?
“...a seu servo João; o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, de tudo quanto viu.” Apocalipse 1:1,2.

Neste verso João diz que existem três testemunhas:

  1. A Palavra de Deus;
  2. O Testemunho de Cristo Jesus;
  3. As coisas que ele viu (em visão).

João continua no verso 9:

“Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Pátmos por causa da palavra de Deus e do testemunho [marturia] de Jesus.”

Note as duas razões que João dá para sua prisão na ilha de Pátmos:

  1. A Palavra de Deus; e
  2. O Testemunho de Jesus.
Indubitavelmente  foi o  testemunho de João sobre Jesus que resultou em sua prisão.

Veja agora Apocalipse 6:9:

“Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho [marturia]que deram.”

Note que os mártires foram mortos por duas razões básicas:

  1. A Palavra de Deus.
  2. Seu testemunho [marturia], sobre Jesus.
No contexto do capítulo 12, o testemunho de Jesus claramente refere-se à palavra de testemunho daqueles que "não amaram sua vida em face da morte”.

“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte... E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.” Apocalipse 12:11, 17

Apocalipse 19:10:

“Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.”

Este verso nos mostra que João também teve o marturia, ou testemunho de Jesus. O marturia é aqui descrito como o dom de profecia, que é dado para testemunhar sobre Jesus Cristo.

A última referência ao marturia é encontrado em Apocalipse 20:4:

“Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.”

Outra vez, como em 6:9, as duas razões para o martírio são dadas:

  1. A Palavra de Deus e
  2. O testemunho [marturia] de Jesus.

Conclusão

O peso da evidência Bíblica nos mostra sem sombra de dúvida que o "testemunho de Jesus" é o testemunho pessoal do crente e sobre tudo o testemunho “sobre Cristo Jesus”. Longe de ser os escritos da sr.ª White, os escritores do Novo Testamento preenche plenamente este requisito no fundo e na forma, pois só ele (o N.T) está repleto sobre o verdadeiro “testemunho de Jesus”. Além Disso, João acrescenta que  o testemunho de Jesus é encontrado no coração de todo aquele que aceita e crê em Jesus como o Filho de Deus:

“Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o faz, porque não crê no testemunho que Deus de seu Filho dá.” I João 5:10

Um comentário:

Francisco A. de Azevedo disse...

Sr Editor,

Saudações Cristãs!

Parabéns pela postagem, mostrando o verdadeiro Testemunho de Jesus(Espírito da profecia).

Também entendo estar assim na Bíblia.

Alberto.